A Escola do Futuro
Escolhi vários exemplos que retratam bem esta temática.
http://youtu.be/4mqb1QfPMe8
Outro caso interessante a ser analisado é uma experiencia tecnológica que está a ser realizada na Correia do Sul e justifica também conhecer.
Podermos dizer que para ensinar deve existir um ambiente tecnológico, adequado com computadores, projetores e se possível quadros interativos.
Mas talvez o aspeto mais importante sejam as competências tecnológicas e pedagógicas dos professores.
1 de Maio Dia do sol - http://youtu.be/VmKiuU37JjQ
Historia de una gotita
de agua - http://youtu.be/8X3eP8iAuQE
Em Inglês
Outra vertente importante a ser tida em linha de conta é o
uso de jogos pedagógicos para aprender.
Ou ainda transformar os exames em jogos pedagógicos.
Prova de aferição de matemática do 4º ano do primeiro ciclo, convertido em formato de jogo pedagógico.
Um exemplo interessante foi ainda, implementar tecnologicamente condições de ensino à distância para surdos.
Projeto apresentado a pedido do Governo Frances, na Universidade de Rouen
http://olcw.thegraal.net/diversos/rouen-100114/rouen-100114.HTML
n A universidade na investigação e na relação com as empresas
Este tema tem sido objeto de vários
debates envolvendo novas tecnologias e novas metodologias pedagógicas e didáticas.
Podemos dizer que a escola do futuro é hoje,
onde há projetos a funcionar com grande qualidade e eficácia em todos os
continentes.
Antes de vermos alguns casos em curso, proponho uma análise sobre a evolução para a escola do futuro, que passa por três momentos:
Uma comunicação apresentada na Instituto Superior de Educação da Cidade do Porto
destinado à formação de professores
https://youtu.be/UnSVYsoNrBw
Em seguida caraterizamos a evolução do processo em três vídeos.
Antes de vermos alguns casos em curso, proponho uma análise sobre a evolução para a escola do futuro, que passa por três momentos:
- A evolução do processo de ensino;
- A escola do presente;
- Reflexões sobre a escola do futuro.
Uma comunicação apresentada na Instituto Superior de Educação da Cidade do Porto
destinado à formação de professores
https://youtu.be/UnSVYsoNrBw
Em seguida caraterizamos a evolução do processo em três vídeos.
2500 anos de evolução
do ensino PT
A evolução dos
processos de ensino. As técnicas e os métodos.
A escola de hoje PT
Será que estamos a ensinar os nossos filhos para serem competitivos num
Mundo globalizado?
A escola do futuro PT
Quais os cenários,
quais os métodos, quais as técnicas, quais as competências dos professores para
a escola do futuro, Hoje...
Será que as nossas
instituições e nós professores estamos preparados para a "Escola do
Futuro, hoje"?
Escolhi vários exemplos que retratam bem esta temática.
Escola primária e secundária de
Ariño em Aragão, Espanha, onde um projeto de sucesso funciona há mais de 10 anos.
http://youtu.be/4mqb1QfPMe8
Outro caso interessante a ser analisado é uma experiencia tecnológica que está a ser realizada na Correia do Sul e justifica também conhecer.
Ou o sistema educativo Finlandês,
o mais cotado no mundo.
Ou ainda o sistema de ensino no Japão
Ou será a opção da
educação socialista de Cuba?
A questão fundamental em
reflexão é, qual o perfil da “Escola do Futuro” que queremos?
E quem são os
nossos alunos?
Enorme alteração se tem
verificado no perfil comportamental dos nossos “clientes”/ alunos.
Os nossos alunos estão hoje
identificados, como sendo, “digital learners”, com estilos e perfis de
aprendizagem diversos, cuja aprendizagem se faz de forma multimodal, por vários
canais, (visual, auditivo, de leitura e não verbal), tendencialmente
superficiais e que nos pedem cada vez mais conteúdos multimédia e formatos
mistos de ensino à distância.
Vale pois a pena refletir como
se aprende.
http://youtu.be/-yqpok-zZCsPodermos dizer que para ensinar deve existir um ambiente tecnológico, adequado com computadores, projetores e se possível quadros interativos.
Mas talvez o aspeto mais importante sejam as competências tecnológicas e pedagógicas dos professores.
A este propósito coordenámos um
projecto de investigação que decorreu durante mais de um ano e estiveram envolvidas
universidades de vários países europeus, norte e sul americanos e cujas
conclusões apresentámos na conferencia internacional da Universidade de Udmurt
na Russia..
E no congresso da Universidade
John F. Kennedy da Argentina
Alguns
exemplos de conteúdos multimédia para crianças que foram feitos com narração de
crianças do pré escolar na "Escola do futuro Hoje", EB1- Maria
Luciana Seruca em Oeiras, Portugal.
Os direitos da criança – http://youtu.be/jcOkhr2kzc8
O
super mãos limpas – http://youtu.be/s19woproO1k
O
ciclo da água – http://youtu.be/KqKp52ZAlFQ
História de uma gota de água
- http://youtu.be/TuErQXVm9_8
La galina Rubia -
http://youtu.be/9Ldg8L0n01s
Em Inglês
Como nos diz Daniel Golman, a inteligência emocional é uma
realidade concreta e apelativa que os processos lógicos. Há por isso que
tirar partido dela.
Vamos por isso deixar alguns exemplos que demonstram o seu
potencial.
Jogo pedagógico para crianças do pré escolar.
No futuro, as aulas terão forte suporte multimédia, como por
exemplo uma aula de história sobre a Expansão europeia no século XV, dirigida
ao ensino secundário, totalmente suportada
em conteúdos multimédia, disponível em: http://areis-pt-descobrimentos.blogspot.pt/
Ou ainda transformar os exames em jogos pedagógicos.
Prova de aferição de matemática do 4º ano do primeiro ciclo, convertido em formato de jogo pedagógico.
Mas se o enfoque é ensino à distância então sugiro a
visualização de um dos seguintes vídeos sobre a dissertação de tese de
doutoramento europeu subordinada ao tema :
"Implicaciones tecnológicas y pedagógicas del uso de aulas virtuales
síncronas en enseñanza no presencial".
"Technologic and pedagogic aspects of using virtual classrooms in
distance teaching"
Um exemplo interessante foi ainda, implementar tecnologicamente condições de ensino à distância para surdos.
Projeto apresentado a pedido do Governo Frances, na Universidade de Rouen
http://olcw.thegraal.net/diversos/rouen-100114/rouen-100114.HTML
Re Inventar a Universidade
Vale ainda a pena pensar os papeis que a Universidade deverá
representar no futuro. Neste contexto foi realizado em 13 de Abril 2013 na Universidade de Lisboa /
ISEG um debate subordinado ao tema: “Re Inventar a Universidade”. Cujo vídeo do
mesmo pode ser
visto em:
visto em:
Cujos temas centrais que ficaram em aberto foram:
n A universidade na investigação e na relação com as empresas
n O papel como transmissora e certificadora
conhecimento
n Quais as competências pedagógicas e tecnológicas
dos professores para a universidade do futuro
n Que cenários tendenciais e quânticos, (ensino
presencial versus ensino à distância), num nundo globalizado e planos
estratégicos em conformidade
Ficam duas questões finais.
Ficam duas questões
finais.
1. Será que nós professores estamos preparados
para os desafios da “Escola do futuro”?
2. Será que estamos a facultar aos jovens
de hoje competências adequadas e suficientes para serem competitivos numa sociedade
globalizada?